Whey protein: quanto consumir?

23/01/2017

Primeiro ponto: quanto mais proteína melhor?? ERRADO!!!
Nosso corpo possui um limite para sintetizar proteína e o excesso seguirá o metabolismo de carboidratos ou gordura, fazendo você engordar!!!


Um estudo publicado em 2014 pelo grupo do prof. Kevin Tripton, da universidade de Stirling, avaliou a ingestão de 0, 10, 20 ou 40g de whey protein isolado imediantamente após exercício de musculação (8x10 RM no leg press e cadeira extensora - 80% 1RM).
De acordo com os resultados do estudo a síntese proteica foi estimulada ao máximo com 20g de whey.

 Levando em consideração que o estudo foi feito com homens de aproximadamente 80kg, isso daria 0,25g de whey/ Kg de peso!! Essa dose seria a que seu corpo faria maior aproveitamento, sem transformar em gordura.
A ingestão de 40g de whey levou a um aumento da oxidação de aminoacidos e produção de uréia, ou seja, o excesso de proteína foi "queimada" e ainda sobrecarregou os rins.
Doses mais altas também levaram ao aumento da secreção de insulina, que pode estar associada ao aumento da síntese de gordura.
Nunca saia suplementando sem orientação de um profissional capacitado!!! As recomendações de proteína variam de acordo com atividade física, estado de saúde e objetivo.

Fonte: Myofibrillar muscle protein synthesis rates subsequent to a meal in response to increasing doses of whey protein at rest and after resistance exercise.

Por Daiana Maeda.