SÓDIO X GANHO DE PESO

09/02/2017

O SAL e seus derivados: cloreto de sódio, citrato de sódio, glutamato monossódico, EDTA, sacarina, ciclamato sódico, enfim tudo que possui sódio, é um grande vilão do emagrecimento! Uma grande ingestão de sódio leva ao aumento de peso e diminuição da massa magra, e consequentemente a taxa metabólica basal cai.


O excesso de sódio também diminui os níveis de adiponectina (adiponectina é uma substância que produzimos no nosso tecido adiposo e ela é responsável por queimar mais gordura no nosso corpo).


Para quem quer emagrecer o ideal é consumir 1g/dia de sal.


Procure alimentos com baixo teor de sódio, onde a porção for menor que 100mg de sódio.

  • Leite desnatado: possui na sua composição pelo menos 4 conservantes a base de sódio (citrato de sódio, conservante a base de sódio, monofosfato de sódio, difosfato de sódio, tri-poli fosfato de sódio).
  • Ketchup: nos ingredientes voçê vê: tomate, açucar e sal, 2 maiores vilões do emagrecimento.
  • Bebidas gaseificadas: principalmente as versões ZERO, enquanto na versão normal possui 70mg de sódio a Zero possui 149 mg de sódio, além de adoçantes como ciclamato de sódio e sacarina, pois a sacarina é mais potente em viciar do que a sacarose e a cocaína.
  • Peito de peru e embutidos: além de conter muito sódio, possui na composição nitrito e nitrato, que podem aumentar a formação endógena de nitrosaminas e nitrosamidas, podendo aumentar o risco de câncer e prejudicar o bom desenvolvimento do bebê.

Por Daiana Maeda.