RESUMO: DESAFIO DO CHÁ

19/06/2017

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Quando eu e a Jacqueline Zangrossi criamos o grupo no facebook fizemos com o objetivo de incentivar um estilo de vida mais saudável, através de informações de qualidade e atualizadas.

Mas sabemos que apenas informação não basta! Se fosse assim, todos seríamos exemplos de vida saudável, pois na teoria sabemos o que deveríamos fazer. Na prática é que a coisa complica, não é mesmo? Rs...

Por isso criamos DESAFIOS SEMANAIS para que seja possível incorporar hábitos saudáveis à nossa rotina. Será aliar a teoria à prática! 

O primeiro desafio foi o de incorporar chás no seu dia a dia, pois além de não conter calorias é riquíssimo em fitoquímicos e nutrientes, importantes para manutenção da nossa saúde.

Segue um resumo das dicas que demos na semana do CHÁ:

  1. Sempre deve-se fazer decocção quando a parte da planta utilizada for casca, raíz ou caule. Essa parte deve ser fervida junto com a água por alguns minutos para conseguir extrair os compostos.
    Eu faço meus chás a noite e já porciono nessas garrafinhas de vidro, pq posso colocar o chá quente sem me preocupar com a liberação de bisfenol A para o chá.
    O chá dura 24h sem perder seus benefícios, então já faço a noite e deixo outro pronto para consumir no outro dia.
    O gengibre é termogenico e muito usada para diminuir náuseas tanto na gestação, quanto no tratamento quimioterapico. Melhora infecçoes de garganta, ajuda na digestão e na gastrite.

2. O chá de jasmim é um chá de flores, portanto, ele deve ser preparado através da INFUSÃO. DICA: quando fizer o chá de sachê, coloque 2! Assim, a quantidade de fotoquímicos ingerida será maior.

🍵Ingredientes
- 300ml de água filtrada
- 1 colher de sopa de flores de jasmim secas
Preparo
Aqueça a água, mas não deixe levantar fervura. Apague o fogo e acrescente a erva. Abafe por 5 minutos.

3. E uma alternativa para incluir o chá nesses dias mais quentes, é em forma de SUCHÁ! Vocês conhecem?

Nada mais é que a junção do chá com sucos naturais de frutas.

Eles são uma ótima alternativa para aquelas pessoas que não gostam de chá, pois o sabor fica mascarado aos demais ingredientes.

Assim, conseguimos usufruir de todos os benefícios fantásticos do chá, acrescido às vitaminas e antioxidantes das frutas e ainda contribuímos com a hidratação do organismo!

4. Mulungu é uma planta e o chá é feito da sua casca. Ele tem ação calmante, analgésica, hipotensiva, tranquilizante, antidepressiva, antibacteriana e anti-inflamatória. É muito eficaz no tratamento de problemas psicológicos relacionados ao estresse, sendo conhecida por estabilizar o sistema nervoso central.

É já aviso: ele não é gostoso!!! 
Esse chá é bem potente. Por isso, não é indicado dirigir após o seu consumo. Só tome quando puder realmente relaxar e observe os efeitos. A reação varia de pessoa para pessoa.
Assim como muitos outros chás, ele não é recomendado para gestantes.