Por que preferir orgânicos?

26/09/2016


Você sabe o que são alimentos orgânicos?

Alimentos orgânicos são aqueles que não utilizam em sua produção fertilizantes sintéticos, agrotóxicos e transgênicos. No caso dos produtos animais, sua criação deve ser feita sem o uso de hormônios de crescimento, anabolizantes ou drogas como antibióticos.


Abaixo alguns dos benefícios que temos ao preferir alimentos orgânicos:

1. Níveis mais elevados de antioxidantes

Os antioxidantes são produzidos nas plantas para que elas se protejam de agressores. Como no cultivo convencional os vegetais não precisam dessa defesa, pois ela é feita pelos próprios agrotóxicos, a planta acaba não produzindo as quantidades ideais. Sabemos que os antioxidantes têm papel fundamental em nossa saúde que vão muito além da prevenção do envelhecimento precoce, como: auxílio nos processos de destoxificação do organismo, fortalecimento do sistema imunológico e até prevenção de cânceres.

2. Alimentos ricos em vitaminas e minerais

A monocultura (cultivo de uma única espécie), praticada pela agricultura convencional, prejudica a recuperação e manutenção do solo, tornando-o pobre e produzindo alimentos com baixo teor nutricional.

3. Microbiota saudável

Quando consumimos alimentos envenenados, este veneno é capaz de afetar também a nossa microbiota intestinal. Hoje sabemos que uma microbiota intestinal saudável, colonizada com boas bactérias, é capaz de prevenir alergias, melhorar nossa imunidade e até prevenir doenças neurológicas.

4. Prevenção de doenças

Sabemos, através de estudos e pesquisas, que as substâncias utilizadas na agricultura convencional são altamente tóxicas ao nosso organismo afetando até os indivíduos que ainda nem nasceram, podendo causar má formação fetal, indução ao aborto e contaminação do leite materno.

5. Preservação do meio ambiente

A agricultura convencional é considerada agressiva não só à saúde humana, mas também ao meio ambiente. Os fertilizantes, agrotóxicos e pesticidas utilizados pela agricultura, além de degradar o solo, contaminam o ar e também os lençóis freáticos.

6. Atitude sustentável

O cultivo orgânico se ajusta às características do local e, no lugar dos agrotóxicos, são utilizados predadores naturais para as pragas comuns, respeitando o equilíbrio da natureza. Além disso, é feita uma rotação das espécies plantadas, o que contribui para a recuperação adequada do solo e, consequentemente, alimentos mais nutritivos.

7. Incentivo à agricultura familiar

A produção orgânica é fruto, muitas vezes de pequenos agricultores. Ao adquirir orgânicos, você está contribuindo com pessoas que valorizam a terra e a tem como a única forma de sustento.

Contribua para a sua saúde e do planeta!

Encontre o orgânico mais próximo de você aqui.

Por: Jacqueline Zangrossi - Nutricionista Funcional