Peito de Peru é saudável?

18/10/2016

É comum ver na dieta o peito de peru ou blanquet como parte do cardápio de quem procura uma alimentação mais light, isso porque ele possui menos calorias e gordura do que o presunto, mortadela, salame, etc.
Mas veja o que tem nesse peito de peru ou blanquet.

  • Blanquet de peru light: peito de peru, água, fécula de mandioca, maltodextrina, sal, proteína de soja, regulador de acidez lactato de sódio, aromas naturais, aromas naturais de pimenta preta, vermelha e branca, aroma natural de fumaça, estabilizantes tripolifosfato de sódio e polifosfato de sódio, antioxidante eritorbato de sódio, realçador de sabor glutamato monossódico, conservador nitrito de sódio, corante carmim.

E aí o que você está comendo? Peito de peru ou um mix de porcarias artificiais?

  • Alto teor de sódio (4 fatias chega a ter 1000mg de sódio): isso é terrível para quem quer emagrecer, pois o excesso de sódio diminui os níveis de adiponectina (substância produzida no nosso tecido adiposo e responsável por queimar mais gordura no nosso corpo), além de ser inimigo da hipertensão, diabetes, câncer, entre outras doenças crônicas.
  • Rico em conservantes e corantes.
  • Possui nitrito que é transformado em compostos chamados nitrosaminas e nitrosamidas, com potencial carcinogênico, mutagênico e teratogênico. Isso significa que esse composto pode contribuir com alteração e destruição de componentes genéticos, estimulando a mutação celular e a formação do câncer.
  • Análises desses produtos consumidos no Brasil demonstraram uma quantidade de nitrito em embutidos superior ao permitido pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
  • As principais agencias de saúde internacionais preconizam evitar seu consumo.

Você pode consumir no lugar: ovo, frango desfiado, atum e sardinha! 

Por Daiana Maeda.