O local onde você armazena sua comida pode sabotar a dieta e também sua saúde

26/10/2016

O bisfenol A (BPA) é um produto químico muito utilizado pela indústria na produção de recipientes para alimentos e bebidas. Por estar muito presente no dia a dia da população, não é difícil detectar níveis de BPA no sangue, urina e até no leite materno de seres humanos.

Sabe-se que o BPA atua em nosso organismo como um disruptor endócrino, que age substituindo os hormônios do nosso corpo ou bloqueando sua ação natural. Ou ainda, aumentando ou diminuindo a quantidade de hormônios, alterando assim todas as nossas funções endócrinas.

A exposição frequente a esse desregulador endócrino pode resultar em mudanças comportamentais e emocionais, como ansiedade e depressão, comportamentos hiperativos, disfunção sexual masculina e também infertilidade feminina.

Além disso, estudos sugerem que o bisfenol A tenha relação com o aparecimento de doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, câncer e danos ao feto.

Estudos também mostraram associações significativas entre altas concentrações urinárias de BPA com aumento de IMC, circunferência de cintura e gordura corporal.

Onde está o Bisfenol A

O BPA pode ser encontrado em recipientes plásticos como copos, pratos, potes e também no revestimento interno de latas de bebidas, molhos, ervilha, milho e atum ou sardinha.

Pode ser transferido para o alimento quando o meio for gorduroso, ácido ou em altas temperaturas.

Como evitar a exposição:

  • Utilize recipientes de plástico apenas para frutas e vegetais frescos
  • NUNCA esquente alimentos em recipientes plásticos
  • Espere o alimento esfriar antes de coloca-lo em recipientes de plástico
  • Se você leva marmita de casa, leve também um prato para esquenta-la
  • Armazene seus alimentos em recipientes de vidro ou louça
  • Não consuma bebidas quentes em copinhos de plástico ou isopor (plástico expandido)
  • Leve sua xícara e seu copo para o trabalho. Além de evitar contaminação, você ainda protege o meio ambiente!
  • Atenção às garrafinhas de água expostas ao sol
  • Evite também recipientes de plástico BPA Free, pois, apesar de serem isentos de bisfenol, eles ainda carregam inúmeras substâncias tóxicas do plástico


Por Jacqueline Zangrossi

Referências:

SANTAMARTA, José. A ameaça dos disruptores endócrinos. Revista Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre: v.2, n.3, jul.2001.

REZG, R. et. al. Bisphenol A and human chronic diseases: Current evidences, possible mechanisms, and future perspectives, Environment International, p. 89-90, 2014.

KO, A. et al. Association between urinary bisphenol A and waist circumference in Korean Adults, Toxicol. Res.,v.30, n.1, p.39.44, 2014.