Farofa de Banana com Linhaça Dourada e Castanhas

20/12/2016

Imagem: Panelinha

Essa receita é perfeita para as festas de fim de ano. Já que vamos comer farofa, que seja uma farofa deliciosa e cheia de ingredientes do bem!

Por conter banana, ela auxilia na reposição de minerais como o potássio, que se encontra em deficiência quando estamos desidratados. Situação muito comum no fim do ano, quando há um maior consumo de bebidas alcoolicas (que aumentam a diurese), e quando ficamos mais expostos ao sol, muitas vezes ingerindo baixas quantidades de água, o que é um erro!

Já a linhaça, é fonte de ômega 3, um poderoso antiinflamatório. Além de ser rica em fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino, fonte de proteínas, gorduras do bem e muitos outros nutrientes importantes para nosso organismo!

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de óleo de coco ou azeite de oliva
  • 1 cebola inteira picada
  • 2 bananas cortadas em rodelas não muito finas
  • 1 xícara de farinha de mandioca
  • 1 xícara de farinha de linhaça dourada (ver dica abaixo)
  • Sal rosa ou sal marinho
  • 6 castanhas do Pará grosseiramente picadas

Preparo

  1. Em uma panela ou frigideira funda, coloque o óleo de coco e doure levemente a cebola, sem deixar queimar.
  2. Adicione a banana e misture levemente para que ela não desmanche muito.
  3. Adicione a farinha de mandioca, misture, e depois a linhaça triturada.
  4. Coloque o sal, as castanhas e continue misturando até que a farofa doure um pouco.

Dica da linhaça

Por ser fonte de ômega 3, que é um tipo de gordura, não é aconselhável comprar a linhaça em forma de farinha, pois essa gordura, em contato com a luz e o oxigênio pode oxidar, perdendo assim seus benefícios. 

Por isso, compre a semente inteira da linhaça dourada, espalhe em uma forma e leve ao forno por 15 minutos a 150°C. Não deixe mais que isso e só prepare o que vai utilizar. Triture as sementes em um mixer ou liquidificador. Se não utilizar tudo, mantenha em um pote de vidro escuro, na geladeira por até 5 dias.


Por Jacqueline Zangrossi