CLIGHT: PURA ENGANAÇÃO.

28/11/2016

A dúvida de um paciente me inspirou a fazer esse post, então para esclarecer porque esse produto é pura enganação, vou descrever alguns pontos.

Quem lê a tabela nutricional desse produto pensa, nossa que lindo: pouca caloria, zero carboidrato e pouquissimo sódio. #sqn

O segredo para saber se um produto é ou não bom é a lista de ingredientes.

Vamos analisar a lista de ingredientes:


  • MALTODEXTRINA: É um carboidrato complexo, proveniente da hidrólise do amigo, ou seja, é um tipo de açúcar que tem alto índice glicêmico, o que significa que eleva rapidamente os níveis de açúcar do sangue (glicemia), favorecendo o aumento da glicemia e o ganho de peso.

Se ele encontra-se em primeiro lugar na lista de ingredientes isso significa que é o ingrediente em maior quantidade no produto.

Mas como aparece na tabela nutricional 0g de carboidrato?

Isso acontece porque nossa legislação permite que produtos, no caso, o açúcar, se possuir quantidade menor ou igual a 0,5g em 100ml, o produto pode alegar que não contém esse ingrediente.

  • Edulcorantes (adoçantes): Veja quantos adoçantes eles colocam na fórmula (aspartame, ciclamato de sódio, acessulfame de potássio e sacarina), exatamente os mesmo adoçanates utilizados no TANG. Todos eles são utilizados no produto para conferir sabor doce, porém, são todos artificiais e geram vários malefícios à saúde, como: aumentar risco de desenvolver câncer, diabetes e aumento de peso.
  • Corante caramelo: Existem vários tipos de corante caramelo e alguns deles são possivelmente cancerígenos. Como no produto não foi especificado qual, pelo sim e pelo não, prefira não consumir.

Minha dica para não cairem mais em ciladas, É: LEIA SEMPRE A LISTA DE INGREDIENTES DOS PRODUTOS. Enquanto o consumidor não tiver olhar crítico ao comprar um produto a indústria de alimentos continuará lançando produtos porcaria que vai continuar intoxicando seu organismo e adoençendo ele cada vez mais.

Por Daiana Maeda.