Benefícios do suco de uva

06/10/2016

Um estudo realizado recentemente no sul do país mostrou que o consumo de 400ml de suco de uva (correspondente a 2 copos de suco por dia) ajudou na perca de peso e na prevenção de eventos cardiovasculares. Isso porque a uva é rica em polifenóis e esse antioxidante tem a capacidade de impedir acúmulo de gordura pelo organismo, além de incitar a saciedade, favorecendo menores ataques de gula.
Um dos fatores de risco para doença cardiovascular é acúmulo de gordura abdominal e o consumo de suco de uva reduziu aproximadamente 10% na circunferência da cintura de alguns participantes.
Outro estudo conduzido em ratos mostrou que mesmo com uma dieta rica em gordura, aqueles ratos que consumiram suco de uva ganharam menos peso e acumularam menos gordura na região da barriga, além de evitar acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática). Os polifenóis no suco também impediram crescimento de tumores nas mamas em ratos. Outros estudos indicam que ele protege o DNA das células contra danos, diminuindo risco de multiplicação desenfreada das células capaz de gerar câncer.
A ingestão desse suco rico em antioxidantes diminui o estresse oxidativo, situação que procede a formação de placas beta-amiloides (que atrapalham a comunicação entre os neurônios e os levam à morte), característica da doença de Alzheimer.
O vinho possui maior quantidade de polifenóis do que o suco, pelo fato do álcool funcionar como um solvente, facilitando a extração dos antioxidantes da casca. Porém, um estudo realizado em ratos comparou o consumo do vinho, suco de uva e solução de resveratrol e foi observado que apenas o grupo que ingeriu o suco de uva não desenvolveu estatose hepática, além de melhorar o colesterol e a pressão arterial.
O ideal é seja consumido o suco de uva integral, sem açúcar, de preferência na garrafa de vidro. 

By Daiana Maeda.