Benefícios do Nirá + Receita fácil !

28/09/2016

Você já ouviu falar do nirá? 

O nirá, também conhecido como alho japonês, pertence ao mesmo grupo da cebola, do alho, da cebolinha e do alho poró. Seu sabor lembra bastante ao do alho, porém é bem mais suave, podendo ser utilizado cru ou cozido. Com alto teor de fibras, ajuda a manter seu intestino saudável auxiliando no seu funcionamento e contribuindo para a colonização de bactérias do bem! Ainda é fonte de vitaminas C e K e minerais como potássio, magnésio, zinco, ferro e cálcio!

Shimeji na manteiga com nirá

Ingredientes

  • ½ cebola cortada em tiras grossas
  • 1 colher de sopa de manteiga ghee
  • 1 bandeja média de cogumelo shimeji fresco limpo
  • 1 ramo de nirá limpo e picado em forma de palito
  • Shoyu macrobiótico (sem glutamato monossódico)
  • Salsa e cebolinha a gosto

Preparo

Em uma panela ou frigideira funda, refogue a cebola na manteiga ghee, sem deixar murchar muito. Acrescente os cogumelos e refogue por aproximadamente 2 minutos ou até que tenham murchado um pouco. Junte o nirá, misture, acrescente o shoyu e apague o fogo. O nirá deve ficar macio e crocante. Salpique a salsa e a cebolinha e sirva com legumes e peixe assado. Para uma opção veg, ele fica delicioso com tabule de quinua e batata doce cozida em rodelas.


Por Jacqueline Zangrossi - Nutricionista Funcional