Benefícios chá cavalinha

21/12/2016

  • Chá de cavalinha além de ser diurético, é um poupador de potássio e muito utilizado para melhorar a celulite e a pele. 
  • Ele é famoso por possuir na sua composição: 10% de ácido silícico (que ajuda na formação do colágeno), sais de potássio, alcaloides, saponinas, flavonoides (apigenina, luteolina, caempferol, quercetina), fitoesteróis (B-sitosterol), taninos, ácidos fenólicos, vitaminas (C,E,K,B1,B6) e sais minerais (potássio, fósforo, cálcio, ferro, magnésio, manganês). 
  • Suas principais atividades, são: hepatoprotetora, antioxidante, analgésica, anti-inflamatória, antimicrobiano, diurético, remineralizante (formador de tecido conjuntivo e cartilagem), evita formação de cálculos, diminui edema pré menstrual ou por retenção de líquidos, melhora tosse noturna (por inalação, tem ação similar a iodeto de potássio).

Deve ser evitado pessoas com insuficiência renal ou cardíaca.

Eu adoro misturar o chá de hibisco com o de cavalinha, pois misturo ação de um chá diurético e termogênico com um de ação positiva na formação do colágeno.

O chá de hibisco apresenta diversas ações: Efeito antioxidante, controla taxas de glicemia e colesterol total, propriedades hipotensoras e diuréticas, retarda envelhecimento da pele, diminui acúmulo de gordura, melhora quadros de constipação intestinal, dá saciedade e tem efeito hepato-protetor.

Por Daiana Maeda.