Aveia: qual tipo consumir?

31/01/2017

Aveia: qual a diferença entre a farinha, flocos e o farelo?

  • Farinha: obtida da parte interna do grão, por isso perde um pouco nas fibras.
  • Flocos: extraído dos grãos prensados integralmente, assim seus nutrientes são mais preservados.
  • Farelo: é feito através da camada extrena do grão, por isso possui maior concentração de fibras betaglucanos.

Todas são benéficas, mas o farelo possui maior quantidade de fibra e proteína e absorve mais líquido, o que garante maior sensação de saciedade. Por isso sempre consumo o farelo.

A aveia também é um grande aliado para pele, se você quer aquela pele de bundinha de bebê consuma aveia todos os dias. Isso porque a aveia é rica em silício, que vai ajudar na sustenção das fibras de elastina, colágeno e ácido hialurônico, deixando sua pele firme, sem rugas. 

Ela também possui betaglucanas, que tem uma ação inibitória do NF kappa beta. O NF kappa beta tem a capacidade de quebrar o ácido hialurônico e quando uma dessas 3 fibras são quebradas ocorre esse efeito de casca de laranja na pele, como podem observar na figura abaixo.

Para quem está em processo de hipertrofia, esse alimento não pode faltar na sua dieta, pois sabemos que nessa fase aparece as temíveis estrias. Então para manter sua pele firme e com as fibras resistentes, não esqueça desse alimento.

Por Daiana Maeda