5 Dicas para manter-se saudável durante as férias

06/12/2016

Foto: Reprodução

Vem chegando o verão, fim de ano, férias, viagens e muita gente desiste de se alimentar bem só porque saiu da rotina! 

O que não deveria acontecer, pois neste período, mais do que nunca, precisamos de um intestino funcionando bem, imunidade lá em cima e muita disposição para aproveitar todos os momentos!

Por isso, hoje darei algumas dicas valiosas para você nao deixar a sua saúde de lado enquanto estiver viajando!

1. BUSQUE UM MERCADO PRÓXIMO

Ao chegar no seu destino, procure um mercado onde possa se abastecer dos alimentos perecíveis como frutas, legumes e verduras. Se o local onde você estiver hospedado não for equipado com uma cozinha, compre pelo menos os itens para os lanches intermediários, que não precisam de manipulação como: frutas frescas, frutas secas e castanhas.

2. NÃO PULE REFEIÇÕES

Principalmente o café da manhã! É muito comum neste período bater uma preguiça, acordar mais tarde e ir direto para o almoço! Mas saiba que esse simples ato pode colocar tudo à perder. As chances de se chegar ao almoço com muita fome e optar pelo prato mais calórico do restaurante são grandes!

3. RESISTA ÀS TENTAÇÕES DO CAFÉ DA MANHÃ DOS HOTEIS

Acredito que esse seja o maior desafio ao viajar, afinal, são tantas opções que a vontade é de provar um de cada! Mas resista e siga a composição de um café da manhã ideal:

  • Carboidratos

Se você for para o nordeste, vai se dar bem! Lá tem-se o hábito de consumir raízes como mandioca, inhame e cará no café da manhã. Aproveite! Caso não seja esse o seu destino, escolha a tapioca ou os cereais integrais.

  • Proteínas

A melhor opção, e super fácil de encontrar, são os ovos. Cozidos ou mexidos. Evite consumir os que estão prontos no buffet, pois levam no seu preparo manteiga e leite.

  • Frutas

Elas nos fornecem fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Salpicadas com 1 colher de sopa de chia ou farelo de aveia, ganham um plus de fibras e mantêm seu intestino em dia!

4. EVITE AS PREPARAÇÕES FRITAS

Elas são campeãs em má digestão e podem estragar o seu passeio. Além disso, óleos que não são trocados com frequência, carregam muitas toxinas e podem nos causar doenças graves.

5. TENTE MANTER SEUS HORÁRIOS HABITUAIS

Ao dormir e acordar no horário em que está acostumado, você contribui para um melhor funcionamento do organismo. O mesmo vale para os horários das refeições. Quando você as faz sempre no mesmo horário, a digestão é mais rápida e eficiente.


Por Jacqueline Zangrossi