AÇÚCAR ESCONDIDO NOS ALIMENTOS

27/01/2017

O açúcar pode ser encontrado em vários alimentos industrializados, mas muitas vezes não nos damos conta porque ele aparece com diferentes nomes. Eu posso encontrar o açúcar em forma de glicose, sobre a forma de frutose, sacarose, lactose, amido, maltodextrina, extrato de malte, açúcar invertido.

Isso tudo você só vai encontrar nos ingredientes dos rótulos dos alimentos por isso tem que ler adequadamente pois tudo isso vai virar açúcar dentro do seu corpo. Assim como o mel, que tem grande concentração de frutose, o xarope de agave que é uma planta de origem da América Central também tem grande concentração de frutose, principalmente, a glicose de milho ou xarope de milho ou xarope de glicose de milho que em inglês recebe esse nome de high futose corn syrup e isso tem sido utilizado para adoçar um série de produtos industrializados e que talvez seja o que esteja mais respondendo sobre a redução da taxa metabólica basal, com a redução do nosso metabolismo e facilitação para engordar tanto o fígado, gerando esteatose hepática, como para engordar o próprio tecido adiposo.

Outro cuidado que você tem que ter na sua dieta é exatamente com a frutose, o xarope de milho, por exemplo que é derivado de muita frutose. Quando usamos a fruta para transformá-las em suco e coamos o que estamos fazendo é perdendo as fibras e acrescentando grande quantidade de frutose que também aumenta o risco de obesidade.

Eu sempre digo que fruta não foi feita para virar suco, fruta não foi feita para ser chupada, fruta foi feita para se comida, para você comer com o bagaço, comer com fibras para que essa frutose entre lentamente na sua corrente sanguínea e o risco dela ser tornar gordura reduz bastante. 

Então fiquem de olho em produtos que se dizem ser feitos com mel mas na verdade são feitos de glicose de milho ou agave. Não me refiro a nenhuma marca específica, mas é para você ter noção que esses são concentrados de frutose e têm sido relacionados ao aumento de obesidade, diabetes e hipertensão. 

Você consome uma barrinha de cereal que às vezes parece inocente e quando você lê na composição o primeiro ingrediente é xarope de glicose, esse que tem sido relacionado à obesidade. 

Se tiver esse nome "xarope de glicose" na composição não consuma, não caia em ciladas.

Por Daiana Maeda.