Acne X Alimentação

10/01/2017

Acne é causada por um processo multifatorial: hiperqueratinização e obstrução do folículo polissebáceo, inflamação, colonização dos folículos pela Propionibacterium acne e hipersecreção sebácea.

  • A etiologia da acne ainda não é bem definida, porém, estudos tem mostrado que alguns alimentos funcionam como gatilhos para o surgimento da etiopatogenia.

  • O consumo regular de alimentos com alto índice glicêmico estimula a produção do sebo e contribui para acne. Vários estudos têm demonstrado a interação entre carga glicêmica, sensibilidade a insulina, mediadores hormonais e acne.

  • Uma dieta ocidental rica em gordura saturada e alto índice glicêmico leva a resistência a insulina e aumento de IGF-1 livre, que aumenta a síntese de andrógenos, gerando aumento de sebo;
  • O leite de vaca possui hormônios e moléculas bioativas (estrógenos, progesterona, precursores andrógenos, glicocorticóides, IGF-1, TGF-B, compostos opióides e hormônio liberador de tirotropina) que sobrevivem ao processo térmico do leite e afetam os folículos polissebáceos;
  • Um estudo de Adebamowo (2005) com adolescentes meninas verificou uma associação positiva entre consumo de leite (principalmente o DESNATADO) e derivados (cream cheese, queijo cottage) e acne;
  • Vários outros autores encontraram associação positiva entre acne e leite, concluindo-se que o leite possui constituintes hormonais que influenciam a produção endógena hormonal em quantidade suficiente para causar efeito biológico.

Como melhorar acne através da alimentação:

  1. Evite alimentos ricos em açúcar, em gordura, sódio e principalmente, leite e derivados.
  2. Algumas vitaminas e minerais podem ajudar na prevenção: ômega-3, vitamina A, vitamina E, zinco, selênio, magnésio e cobre;
  3. Flavonóides como quercetina e rutina, presente em chás, cebolas, frutas cítricas;
  4. Fitoterapicos: dente de leão, silimarina, salsaparrilha, alcachofra, chapéu de couro, cúrcuma e aloe vera.
  5. Oli ola, é um extrato 100% natural da oliva produzido na região sul do Mediterrâneo, possui alta concentração de compostos fenólicos (hidroxitirosol) que além de possuírem alta capacidade antioxidante, é capaz de promover efeito peeling na pele, ele age como um roacutan, só que natural.

Procure sempre um nutricionista para adequar sua alimentação e se necessário fazer a suplementação.

Fonte: 

  • ADEBAMOWO, C.A. et al. High school dietary dairy intake and teenage acne. J. Am. Acad. Dermatol., v.52, p.207-14, 2005.
  • ARBESMAN, H. Dairy and acne-the iodine connection. J. Am. Acad. Dermatol., v.53, n.6, p.1102, 2005.
  • ARICAN, O.; KURUTAS, E.B.; SASMAZ, S. Oxidative stress in patients with acne vulgaris. Mediators Inflamm., v.2005, p.380-384, 2005.
  • BHATHENA, S.J. et al. Effects of omega 3 fatty acids and vitamin E on hormones involved in carbohydrate and lipid metabolism in men. Am. J. Clin. Nutr., v.54, p.684-688, 1991.
  • BRIGANTI, S.; PICARDO, M. Antioxidant activity, lipid peroxidation and skin diseases: what´s new. J. Eur. Dermatol. Venereol., v.17, p.663-669, 2003.
  • BOWE, W.P.; JOSHI, S.S.; SHALITA, A.R. Diet and acne. J. Am. Acad. Dermatology, v.63, n.1, p.124-141, 2010.

Por Daiana Maeda.