10 Passos para uma vida mais saudável

17/10/2016


1. Aumente a ingestão de água

O verão é um período em que todo mundo se sente mais disposto a praticar atividades físicas. Isso, somado à altas temperaturas, aumenta o risco de desidratação. Fique atento!

2. Tenha sempre na geladeira frutas frescas, saladas já higienizadas e legumes assados ou refogados

Isso ajuda a não cairmos em tentação na hora da fome pois, nesse momento, damos prioridade ao que está rápido e fácil.

3. Tenha sempre à mão um lanchinho saudável

Imprevistos sempre acontecem: a reunião que termina depois do horário, o trânsito que trava e o ônibus que atrasa. Resultado: você chega em casa querendo comer até as paredes ou acaba resolvendo o problema na padaria da esquina mesmo, e a escolha nunca é algo saudável! Não sou a favor de comida em pacotinhos, mas elas são a solução neste caso, pois podem ficar no carro ou na gaveta do trabalho para situações de emergência. Carregue sempre frutas secas, barrinhas de tâmaras, nuts ou frutas como banana prata e maçã, que são "transportáveis".

4. Pratique atividade física

Estudos já comprovaram que pessoas que praticam atividade física tendem a fazer melhores escolhas alimentares. Talvez seja pelo fato de que ninguém quer desperdiçar todo o esforço do treino em uma refeição mal feita.

5. Alimente bons pensamentos

De nada adianta dieta e treino, se a cabeça não vai bem. Seja uma pessoa positiva diante dos obstáculos da vida e acredite sempre no seu potencial.

6. Não siga dietas da moda

Toda e qualquer dieta deve ser acompanhada por um nutricionista. Só ele vai te dar as orientações corretas e vai avaliar qual tipo de dieta é adequada para o seu caso. Dietas muito restritivas tendem a causar mau humor, perda de massa magra e, muitas vezes, te devolvem em dobro o peso que você tinha antes de iniciar essa loucura!

7. Fuja de alimentos diet, light e zero

Uma alimentação saudável tem por base alimentos de verdade. E alimentos de verdade não têm rótulos, nem embalagens! Siga a frase "desembale menos e descasque mais" e seja saudável de verdade.

8. Leia os rótulos

Os ingredientes nos rótulos estarão sempre em ordem decrescente, ou seja, o ingrediente que estiver em primeiro lugar, estará em maior quantidade. Portanto, fuja de produtos que tenham açúcar e farinha de trigo como o primeiro ingrediente. Evite também produtos que tenham conservantes, corantes, números e nomes esquisitos em sua lista de ingredientes.

9. Não pule refeições

Ao pular refeições, você priva seu organismo dos nutrientes que ele necessita e impede que ele funcione de maneira adequada. Além disso, esse péssimo hábito pode fazer com que seu metabolismo fique mais lento para poupar energia. Escolha seus alimentos com consciência e coma-os sem culpa!

10. Vá para a cozinha!

Faça sua própria comida, fuja da monotonia, descubra novos sabores! Cozinhar é um ato de amor próprio e respeito. Entenda que seu combustível é sua comida. Sem o combustível certo, a máquina um dia para.


Por Jacqueline Zangrossi